Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

29 de setembro de 2020

Gestão de projetos: Gráfico de Gantt o que é e como funciona


 


Gráfico de Gantt ou Diagrama de Gantt é usado para controlar visualmente um cronograma, muito conhecido e utilizado na gestão de projetos, pois ele auxilia a se ter uma avaliação rápida do status do projeto, quais tarefas foram executadas, prazos de entrega, dependências, tudo com intervalo de tempo.

O gráfico foi criado pelo norte americano Henry Gantt na década de 20 que se inspirou em Harmonogram criado pelo engenheiro polonês Karol Adamiecki. A ideia de Henry era evitar atrasos na produção de fábricas.
Ele trás vários benefícios como por exemplo:
  • Mostrar de maneira clara e visual o andamento do projeto
  • Segmenta tarefas, definindo a ordem e interdependência que elas devem ser executadas
  • Distribui responsabilidades (caso deseje adicionar isso ao gráfico)
  • Fácil visualização dos prazos das tarefas
Resumindo seu funcionamento:
Para criar seu gráfico de Gantt você precisará enumerar as tarefas que serão realizadas, colocá-las em sequência de cima para baixo (eixo Y) e na horizontal (eixo X) o tempo (pode ser definido em horas, período de trabalho, dias, etc) e conforme as tarefas vão sendo concluídas você vai preenchendo com retângulos esse espaço de tempo que a tarefa demorou a ser executada. Vejamos no exemplo abaixo um gráfico um pouco mais detalhado e extenso.
Existem várias ferramentas online para criação desses gráficos e gestão de projetos, inclusive o Excel também tem como criar gráficos de Gantt.

0 comentários:

Postar um comentário