Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

8 de setembro de 2020

Certificados digitais ganham cada vez mais importância





Os Certificados Digitais são como chaves eletrônicas que abrem também "abrem portas" garantindo a autenticidade e a segurança no mundo online. Ele está sendo cada vez mais usado por empresas de todos os tipos pois é muito vantajoso seu uso e de certa forma com um custo baixo fazendo com que o mercado cresça bastante.

Existem vários tipos de certificados, vamos falar sobre os principais:

Certificado A
Esse certificado vem na forma de assitura digital, como se fosse quando você assina um documento com caneta, ele é utilizado para "assinar" um documento ou transação, mostrando que é autentica com seu titular possuindo inclusive validade jurídica. É muito conhecido por ser usado em Notas fiscais, prescrições médicas digitais, leilões online, enfim uma infinidade de documentos digitais que se comparados com os físicos requiririam assinatura.

Ele existe em vários formatos onde cada um pode variar o tempo de validade ou a forma de se instalar no computador, sendo os mais conhecidos os A1 e A3.


Certificado S
Esse certificado é de sigilo, ou seja, ele criptografa os dados enviados na transação ou que serão armazenados com uma dupla de chaves onde apenas quem tem a chave pode decriptar. Ele também tem alguns subtipos S1, S2, S3 e S4, e suas diferenças estão ligadas ao armazenamento.


Certificado T
O certificado tipo T são de certa forma parecidos com o certificado do tipo A, mas com um adicional de time-stamping que significa “marca de tempo”. Então além de assinar um documento ou transação ele marca quando isso ocorreu com data e hora. Ele tem duas opções T3 e T4.

0 comentários:

Postar um comentário