Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

18 de dezembro de 2018

O que são Git e GitHub e como configurá-los


     O Git é um sistema para controle de versões de documentos/arquivos. O GitHub é o local (nuvem) onde se armazenam os projetos versionados pelo Git.    O site oficial do Git pode ser acessado aqui. Lá você poderá ver mais informações e realizar o download do Git. Lembrando que caso você utilize Linux muito provavelmente já tenha o Git instalado.    O Git é todo configurado através do prompt de comando (terminal), portanto é bom se ter uma noção básica de comandos para navegar e criar pastas por exemplo.

Configurando o Git     O primeiro passo após o Gitser instalado é configurar seu usuário com o comando:git config --global user.name "Nome do usuário"Após configuraremos o email:git config --global user.email "seu@email.com"e o editor padrão (sublime no meu caso)git config --global core.editor subMas poderia ser o Vim, VsCode, Eclipse etc.
     Caso deseje validar alguma informação é só colocar o comando sem setar nenhum valor, como por exemplo, quero verificar meu email configurado.git config user.emailou git config --list para mostrar todas as configurações.
    Para configurar uma pasta no Git será necessário navegar até a mesma e executar o comando:git initApós isso você pode utilizar o comando:git status para saber o status atual do Git, ele irá mostrar em qual branch você está se tem arquivos a serem adicionados ao Git ou arquivos a serem atualizados etc.

Status dos arquivos controlados pelo Git
     Untracked - É quando o arquivo foi criado, mas ainda não foi reconhecido pelo Git, ou seja, ainda não tem controle de versão.     Unmodified - É quando o arquivo foi adicionado ao Git, mas ainda não teve nenhuma modificação.     Modified - É quando você faz alguma modificação no arquivo.     Staged - É quando o arquivo foi editado e atualizado na área de versionamento, portanto quando for gerada uma versão o arquivo fará parte da mesma e após ser gerada essa versão (commit) todos os arquivos com esse status voltarão para o status de unmodified.
     Para adicionar um arquivo ao Git podemos usar o comando:git add nomeDo|Arquivo.Extensão
    Para dar commit podemos utilizar o comando:git commit -m "Add nomeDo|Arquivo.Extensão"note que utilizei o -m que significa que exibirei uma mensagem, mensagem essa que está dentro das aspas "".


     Para poder subir arquivos aos repositórios GITHUB você precisará de uma chave, para isso será necessário adquirir uma em https://help.github.com/articles/connecting-to-github-with-ssh/.
Ler

11 de dezembro de 2018

Marketing digital: CPA (Cost per acquisition / Custo por aquisição)


     O custo por aquisição é a métrica para se saber o quanto foi gasto para cada negócio fechado, onde por negócio entenda que não necessariamente será uma venda, pode ser uma meta atingida, um download de um material entre outros.
    É uma métrica muito importante para o setor de marketing expor seu trabalho, pois trata de valores diretos por negócio e não estimativas por visualizações ou cliques como se tem em outros tipos de métricas.
    Geralmente é o formato mais complexo e mais caro de anúncio portanto não funciona para todos os tipos de empresas e produtos/serviços. No Google Adwords por exemplo você precisa ter um bom histórico de campanhas, seguir algumas exigências e aceitar que boa parte da campanha será controlada pelo Google mesmo, já que ele desabilita algumas de suas funções com o intuito de otimizar ao máximo suas campanhas.
    A fórmula para cálculo é simples 
CPA = Total investido / Aquisições, por exemplo:
Investimento de 800
Total de negócios atingidos 12
CPA = 800 / 12 = 66,67
Ler

4 de dezembro de 2018

Marketing digital: Landing page o que é


Landing page (Página de destino)

     Landing page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as landing pages são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

    A homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages. Porém, a Home pode ser também a landing page.

     Alguns pontos a serem considerados no momento de se fazer uma landing page:
     1- Deixe a Proposta Clara e seja objetivo;
     2- Use um Call to Action;
     3- Tenha um Layout Leve;
     4- Utilize Recursos Visuais.


Exemplo de landing page
landing page download de ebook de marketing de conteúdo

Ler