Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

3 de abril de 2018

UX: Por onde começar (Leis básicas)


     Quando pensamos em UX (user experience, ou experiência de usuário), devemos ter alguns conceitos básicos bem definidos em mente.
    Vou mostrar alguns para sempre que possível incluir os itens listados abaixo no trabalho de UX de modo geral.
     Sempre mostrar um feedback para o cliente para ele saber que tal ação foi ou não realizada (mensagens de sucesso, erro ou aviso), também na medida do possível ter e mostrar uma forma fácil do usuário cancelar ou reverter aquela ação. Ou seja, sempre deixar o usuário no controle da aplicação.
    Manter um padrão de ações (confirmar seguir um padrão, sempre ter opção de cancelar operação no mesmo lugar) e ícones (controles de um modo em geral, textbox, botão, ícones), e caso possível tentar reaproveitar a experiência do usuário para dentro da sua aplicação por exemplo um botão de editar ser um lápis (padrão para muitos aplicativos) ou então o menu estar na esquerda ou acima, etc.
    Ter prevenção de erros, como por exemplo ter auto complete ou auto correct, isso faz com que o usuário utilize mais facilmente sua aplicação sem ter de ir e voltar nas ações.
    Contar com a memória limitada do usuário, ou seja, exibir o que o usuário está fazendo e o que usuário já fez, como por exemplo nos sites que mostram as páginas acessadas até chegar aonde se está (home > produtos > eletrdomésticos), este conceito se chama breadcrumb.
    Ter documentação online ou no próprio aplicativo para caso o usuário tenha dúvidas de alguma funcionalidade, esta documentação deve ser o mais simples possível, uma boa opção é ter em esquemas de tutoriais e perguntas mais comuns juntos.
    Sempre pensar que menos é mais, ter uma interface simples apenas com as opções necessárias naquele momento.

0 comentários:

Postar um comentário