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Rede Social

28 de março de 2018

O que é Structured Data (Dados Estruturados)?


O que é Structured Data para o Google?
     Structured Data são dados exibidos entre o título e a descrição da página. Você já deve ter visto quando procura por sites de compras ou notícias por exemplo, que em muitas vezes mostram os números de reviwes, preços, ratings (avaliações), informações sobre estoque etc.
     Para exemplificar vamos ao google e digitar "smart tv 32 lg":

     Veja que na imagem entre o título "Smart TV LED 32" LG" e a descrição "Smart TV LED 32" LG 32LJ600B webOS" existe as estrelas de avaliação 4,6 - 276 comentários - R$ 1.139,05 - Em estoque.
É exatamente desses dados que estamos falando neste artigo. Mas estes são apenas alguns dos vários disponíveis em vários segmentos. Com eles você pode literalmente falar com os buscadores quais informações são relevantes e você quer que sejam exibidas com destaques.

Por que é importante para um site?
    Vamos tomar o exemplo dado acima, onde mesmo antes de clicar para entrar no site o usuário já tem as informações de preço do produto, que o mesmo tem uma boa avaliação, que possui vários comentários a respeito em que ele pode pesquisar para extrair mais informações de quem já conhece o produto e que o mesmo está disponível em estoque, isso faz com que o as visitas da página tenham uma probabilidade de comprar o produto maior, pois o usuário já tem várias informações à mão e está mais interessado em finalizar a compra do que alguém que apenas está olhando preços em vários sites por exemplo.

Como adicionar Structured Data para o Google?
     Para isso você deve adicionar algumas tags no código html das suas páginas. Para isso temos algumas opções como inserir manualmente no código, onde para quem conhece o básico de html já é possível se aventurar, ou então utilizar alguma ferramenta que faça isso de forma mais amigável.

    Segue a documentação oficial das tags disponíveis para esse exemplo dado acima que é para produtos, mas existem muitos outros tipos como:
  • Artigo
  • Curso
  • Livro
  • Revisão
  • Vídeo
  • Etc.

     Existem ferramentas que fazem até a validação deste conteúdo como por exemplo a ferramenta do próprio Google testing tool.
    Outra ferramenta interessante é o Tag Manager que faz um gerenciamento completo das páginas, não apenas das tags Structured data e também de forma mais visual onde não apenas programadores conseguem entender, mas a equipe de marketing digital terá certa facilidade em seu uso.

     Lembrando que este post é mais introdutório, em breve estarei realizando outras postagens mais específicas sobre o assunto.

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