Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

17 de maio de 2018

JavaScript: Introdução


    Java script trabalha com a interatividade de sites com seus usuários, ela é a linguagem nativa da web, e ganhou muita popularidade por sua versatilidade, onde alguns desenvolvedores fizeram com que fosse possível utilizar java script para outras funcionalidades que não apenas no navegador.
     Como o NodeJs que o trouxe para o back-end, onde se é possível tratar requisições, enviar consultas para bancos de dados e etc.
     Também é possível utilizar em aplicações desktop, utilizando o Electron, um framework dedicado a isso, construir aplicativos desktop com html, css e javascript.
    E não bastasse, existe também um framework para utilizar javascript com arduino que é o Johnny-Five.

Boas práticas
    Uma boa prática é adicionar o javascript ao final da tag body, pois como os navegadores leem as páginas linearmente de cima para baixo, pode ser que algo da página ainda não tenha sido carregada quando ele for tentar executar o javascript.
     Document contém o DOM ou Document Object Model, que é como o navegador enxerga o HTML utilizado por ele para renderizar a página e com a função querySelector podemos selecionar uma parte do HTML, como por exemplo document.querySelector("h2").
    Lembrando sempre que é uma boa prática não atrelar muito o js com o html, portanto seria melhor selecionar por #id ou .classe css como por exemplo document.querySelector(".titulo").
    Separar o código js do código HTML é muito importante em alguns casos onde se tem muitas linhas de javascript e para fazer isso basta utilizar o comando <script src=""></script> onde o "" será preenchido pelo caminho do arquivo como, por exemplo <script src="scripts/principal.js"></script> indicando que na pasta principal da aplicação tem uma pasta scripts e dentro dela um arquivo principal.js.

0 comentários:

Postar um comentário