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24 de janeiro de 2018

SEO: Evolução dos buscadores, evolução de algoritmos utilizados pelo Google.


Olá, neste post irei mostrar um pouco da história dos buscadores, começando com alguns algoritmos.

Antes de começar caso não tenha visto acesse a primeira parte parte 1

Brandy: Fevereiro de 2004, é lançado pelo Google o Brandy update. Onde a maior alteração foi em aumentar a atenção nos textos âncoras dos links e também olhar para as demais páginas do mesmo site para avaliar se são encontrados os termos de busca, além da página indexada.

Panda: Lançada em Fevereiro de 2011 o objetivo principal era a priorização da qualidade no conteúdo. Para isso alguns fatores eram analizados, como a qualidade da escrita do conteúdo (erros de gramática por exemplo são relevantes), se o assunto é tratado muito genericamente ou mais específico e aprofundado, se o conteúdo é original ou replicado. Resumindo, o Panda é uma atualização focada na qualidade do conteúdo oferecido pelo site.

Penguin: O Penguin é uma atualização de Abril de 2012, e tem o intuito de identificar e reduzir a importância dos links feitos forma mecanizada. Conforme escrevi no outro post sobre SEO, os links referenciando sua página são uma forma de indicar a relevancia da sua página em algum assunto. O fato é que, muitos desenvolvedores estavam criando páginas escravas que só serviam para armazenar links para outras páginas. Com isso estavam conseguindo aumentar o ranking de suas páginas de uma forma bem simples. Mas após a implementação do Penguin esses sites escravos com diretórios de links perderam relevância e passou a prevalecer a contextualização com que determinado link aparece.

Hummingbird: Por volta de setembro de 2013, o Google lançou mais essa atualização para entender de uma forma mais precisa a intenção do usuário nas buscas. Por exemplo se você digitar "auto peças São Paulo" no buscador do Google, ele vai reconhecer que você está procurando não só por autopeças em São Paulo, mas autopeças e afins em uma região próxima. E ainda mais, ele analisa a relevância dos estabelecimentos próximos em um ranking de referência dos mesmos.

Pigeon: Do inglês "pombo", é um algoritmo criado em 2014 que está, aos poucos alterando os resultados das buscas. Ele é focado em fornecer resultados baseados mais nos locais dos usuários, tornando-se uma fonte de informações de serviços próximos ao usuário fixados no topo da página. O algoritmo trás aos usuários a localização das empresas próximas em relação à sua localização atual, com comentários, fotos, preços e distância, com isso o usuário pode fazer um comparativo entre elas muito mais facilmente.

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