Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

27 de abril de 2021

Cloud: Modelos de serviços de nuvem



Modelos de serviços de nuvem: IaaS, PaaS e SaaS 

Os serviços de nuvem estão atualmente divididos em quatro grupos: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço), SaaS (software como serviço) e sem servidor. É muito importante se saber a diferença entre esses tipos para ter a melhor opção de nuvem possível trabalhando para você.

Caso não tenha visto o post anterior onde falo sobre os tipos de nuvens sugiro que leia antes.


IaaS (infraestrutura como serviço)

É o tipo mais comum de computação em nuvem, nele se aluga uma infraestrutura de TI, que pode ser, servidores, máquinas virtuais, armazenamento, redes e etc. Onde o pagamento é pelo uso e quantidade de recursos locados.


PaaS (plataforma como serviço)

A plataforma como serviço fornece sob demanda um ambiente para desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicativos. Foi criado pela necessidade de desenvolvedores de software em ter um lugar seguro, com boa infraestrutura e facilidade em hospedar seus aplicativos e sites, sem ter a preocupação de criar todo um data center para isso, onde se teria que adquirir e configurar diversos equipamentos, local controlado, armazenamento, infraestrutura de rede, de energia e toda a manutenção de tudo isso.


SaaS (software como serviço)

A nuvem do tipo software como serviço é uma forma de distribuição de aplicativos pela internet, o mais comum a vincular o contratante com uma forma de assinatura. Assim o usuário não tem nenhuma preocupação em como é feita a aplicação ou onde está hospedada, apenas a usa através da internet, podendo ser com um navegador web em computador, tablet, smartphone, ou diretamente com o download do aplicativo que acessa a internet.

0 comentários:

Postar um comentário