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30 de outubro de 2018

Bi: O que é Análise preditiva


Análise preditiva:
     É a técnica de aprender com o ocorrido no passado para tentar prever o futuro.

     Há várias abordagens possíveis, mas, via de regra, o conceito se baseia na criação de um modelo preditivo, ou seja, de uma função matemática que, quando aplicada sobre os dados, vai dar uma previsão sobre um problema.

     Como exemplo, um laboratório farmacêutico pode aplicar um modelo preditivo sobre o seu histórico de pedidos para decidir se deve ou não aumentar a produção de determinado medicamento no próximo inverno considerando as estimativas climáticas para o período (uma estação mais rigorosa, mais seca, mais chuvosa, enfim).

     De modo semelhante, empresas podem usar modelos preditivos para saber se certo produto tem boas chances de sucesso, se a troca de fornecedores pode agilizar o ciclo de produção, se uma mudança de embalagem vai ser bem recebida pelos consumidores e por aí vai.

     A analítica é capaz de produzir estatísticas confiáveis, previsões e contagens. É até um sistema baseado em regras, no entanto, para decidir sobre o que fazer com todo o conhecimento que é voltado para dados. Por exemplo, podemos usar uma série de regras para acionar decisões de negócios, dependendo do resultado obtido por um modelo preditivo. Por exemplo, se um modelo existe para prever o risco de perda de clientes ou deserção, podemos colocar regras conhecidas para reduzir a rotatividade no local a fim de definir as decisões de negócios específicas de acordo com diferentes níveis de risco. Portanto, se o risco for alto, podemos dar a um cliente um desconto de 20% em sua próxima compra, mas se o risco for muito alto, podemos, então, dar um desconto de 50%.

Alguns exemplos do uso da análise preditiva:
Combate a fraudes
Risco de crédito
Eficácia de tratamentos médicos
Estratégias de marketing

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