Dicas sobre desenvolvimento de software, gestão e tributações

Rede Social

7 de janeiro de 2020

O que é scrum


O Scrum foi criado por Takeuchi e Nonaka, eles publicaram um artigo pela Universidade de Harvard com o nome de "The New New Product Development Game". 

Para criar esse artigo os autores fizeram inicialmente pesquisas de campo para estudar o que empresas inovadoras no mercado estavam fazendo diferente das outras, por que elas estavam tendo melhores resultados?

Feita essa pesquisa e colocada em forma de publicação temos o que foi a base do Scrum.

Eles chegaram a conclusão de que um time deve trabalhar unido por um objetivo comum a todos e não com tarefas isoladas e setorizadas, como por exemplo, "um profissional de RH deve contratar os melhores programadores para o projeto", sim isso é óbvio, mas o que esses programadores vão construir e para que são necessários? Quando se tem uma noção real e explícita do objetivo a ser alcançado e quais são os passos para conseguir tudo fica mais fácil.

Após esse estudo Ken Schwaber e Jeff Sutherland em 1995 formalizaram um artigo científico. Nele eles apresentaram uma metodologia para se trabalhar com problemas complexos e mantendo a equipe pequena, essa metodologia foi chamada de Scrum.

Definição Scrum (The Scrum Guide):

"Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível."

Atualmente o Scrum é largamente utilizado em empresas de Software, mas também em outros tipos de empresas, pois não é focado em apenas um tipo de problema e sim qualquer tipo de problema complexo. Não que ele não possa ser utilizado para problemas mais simples ou corriqueiros, mas terá que ser adaptado para isso, sua essência original não é essa.

O framework funciona como um conjunto de regras de um jogo, ele nos permite jogar de diferentes formas. Assim, podemos empregar as técnicas de diversas maneiras obtendo diferentes resultados.

Portanto antes de tudo leia o scrum guide.

Referência
scrum.org

0 comentários:

Postar um comentário