Marketing digital: CPA (Cost per acquisition / Custo por aquisição)
O custo por aquisição é a métrica para se saber o quanto foi gasto para cada negócio fechado, onde por negócio entenda que não necessariamente será uma venda, pode ser uma meta atingida, um download de um material entre outros.
É uma métrica muito importante para o setor de marketing expor seu trabalho, pois trata de valores diretos por negócio e não estimativas por visualizações ou cliques como se tem em outros tipos de métricas.
Geralmente é o formato mais complexo e mais caro de anúncio portanto não funciona para todos os tipos de empresas e produtos/serviços. No Google Adwords por exemplo você precisa ter um bom histórico de campanhas, seguir algumas exigências e aceitar que boa parte da campanha será controlada pelo Google mesmo, já que ele desabilita algumas de suas funções com o intuito de otimizar ao máximo suas campanhas.
A fórmula para cálculo é simples
CPA = Total investido / Aquisições, por exemplo:
Investimento de 800
Total de negócios atingidos 12
CPA = 800 / 12 = 66,67
0 comentários:
Postar um comentário